Que estratégias de SEO estão funcionando?

Dia 7/1/15 participei do meu primeiro #seochat no Twitter, promovido por Russ Jones (Moz) e as discussões foram muito boas! Tanto que decidi compartilhar nos próximos posts os assuntos discutidos lá. 🙂

Primeira pergunta:

Tradução: “Vamos começar olhando para o passado, o que você fez em 2014 que está dando resultado hoje?”

O mais interessante de participar de um #seochat ao vivo é poder aprender e compartilhar o conhecimento com outros profissionais de vários lugares do mundo, com experiências, conhecimentos e pontos de vista diferentes.

Tradução: @rjonesx saí do SEO Técnico e aprendi Conteúdo/UX

Essa mudança na verdade aconteceu em 2011-2012, quando lidava com clientes muito competitivos e o SEO técnico já não fazia mais tanta diferença. Há muito tempo o Google falava sobre entregar boas experiências para o usuário, mas eu relutava. O pensamento era mais ou menos assim “se eu deixar de olhar para o OnPage e Link Building, como vou ranquear?”.

Em 2013 meu amigo Computer Klaus fez uma pergunta ao então líder de qualidade de buscas do Google, Matt Cutts, que no seu vídeo de resposta foi bem claro ao relembrar o objetivo do Google: “Ter uma relação longa e duradoura com seus usuários”. Pense bem, não é justamente o que nós queremos com nossos produtos? (digitais ou não)

Pense rápido.

Você faz uma pesquisa no Google esperando não encontrar a resposta?

Onde estão as respostas que você encontra no Google?

A resposta da primeira é óbvia. Mas e a segunda? Os resultados que você (ou seu cliente) quer encontrar no Google estão nos sites que o buscador não tem controle – mas nós temos. Então de quem é a responsabilidade de entregar uma boa experiência para o usuário do Google?

Sacou?

É uma relação de ganha-ganha. A pessoa faz uma pergunta ao Google e se você tem a melhor resposta, ele mostra você. Senão mostra outro.

Traduzindo: Experiência do Usuário: ideia, conteúdo, design, solução, e, claro, tecnologia. User Experience. UX.

Não estou dizendo que o SEO técnico não tem valor, o buscador nunca vai mostrar seu conteúdo criado com tanto carinho e esforço se não conseguir encontrar e entender ele! Em nichos com pouca competição o SEO Técnico é o mais importante sabe por quê? Simples, onde não existem respostas boas, qualquer resposta vale.

peso-seo-onpage-vs-concorrencia
A influência do SEO Técnico (OnPage) vs a concorrência em nichos

Mas a facilidade em criar conteúdo está reduzindo a quantidade desses nichos.

Russ juntou as respostas mais recorrentes e relevantes e resumiu num tweet:

Tradução: UI/UX, Uso semântico de palavras-chave, perfis de link limpos, mobile, conteúdo novo & de reputação e treinamento de equipes, todos esses deram resultados. 

E pra você, qual foi o movimento que mais deu resultado? Compartilhe aqui!

2 comentários sobre “Que estratégias de SEO estão funcionando?”

  1. Oi, Pojda

    direto ao assunto: o que mais me traz resultados é ter RESPEITO e preparar as URLs de forma a entregar de cara aquilo que a audiência quer. É informação? Tá aqui a resposta, é compra? tá aqui a oportunidade. Totalmente ligado à UX, claro! Não é ciência nuclear, entender que o título faz parte do UX. Certa vez escrevi um post sobre isso: http://webwriter.com.br/dicas/seo/webwriting/seo-shampoo-forma-e-conteudo/ .

    Tenho uma consideração danada por rater´s guide, page layout, panda e cia – penso que são todos recursos muito mais voltados ao conteúdo e à experiência do usuário, que tem pouco a ver com SEO que você chama de técnico. Esse tema (SEO técnico) é, para mim, voltado à mecânica do site e à eloquência que seu código tem no diálogo com o crawler, e é incrível como tem site que peca tremendamente nisso.

    Maaaas, temos grandes exemplos de sites que têm um SEO relativamente fraco, que alguns chamariam de capenga mesmo, e ainda assim fazem um pusta sucesso, com informações de qualidade, coisa pensada e têm ranking também bom. Do outro lado, há domínios com a parte técnica altamente apurada e com conteúdo lastimável – de quê adianta?

    Com relação ao “qualquer resposta vale”, quando o Panda foi laçado, acho que em 2010/11, ouvi de um Googler: tem roll out que demora a chegar no BR ou que surte pouco efeito, porque como devemos tirar uma porcaria, quando não há outra coisa (melhor) para por em seu lugar?

    Nessa mão, adorei a medida do Google em às vezes, entregar apenas 3-4 resultados: acho perfeito. Acho a visão 100% focada em SEO limitada, se falar apenas em ranking e em tráfego. Mas acho apropriado focar 100% da estratégia em search: momento + mercado. Não acho que possa dar errado basear sua estratégia nisso.

    Give the people what they want :0)

    Obrigado pelo post, Pojda!

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    1. como devemos tirar uma porcaria, quando não há outra coisa (melhor) para por em seu lugar?

      Exatamente isso que eu quero dizer com o “qualquer resposta vale”. E num caso desse, o que acontece com alguém com uma resposta boa e SEO técnico fraco? Domina o lugar facilmente.

      Obrigado, Klaus!

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