Como escrever um bom título para SEO

Você julga um livro pela capa? E pelo título?

Se o título for ruim você não vai entender do que o livro se trata e provavelmente não vai nem abrir ele. Em sites não é diferente.

Vamos pensar juntos

Digamos que você inventou um novo produto e agora quer vender ele. Vamos também dizer que ninguém conhece você, ok? Como você venderia seu produto:

  • Meu produto é o melhor! Conheça agora!!
  • O melhor produto para resolver um problema que você nem sabia que tinha!
  • Com isso aqui você chega mais rápido e não gasta combustível!

Não, né? Mas talvez assim:

  • Coisa de andar mais rápido movido por força humana que faz você gastar calorias.
  • Veículo de duas rodas que leva você para onde você aguentar.
  • Velocípede de duas rodas com assento que não emite poluentes.

É… bem… quase, mas ainda não.

  • Bicicleta para trabalhar: aro 29, 18 marchas, freio a disco.
  • Bicicleta de passeio: bambu, aro 24, 21 marchas e freio a disco.
  • Bicicleta infantil com cestinha, rodinhas e freio muito seguro.

AAAA TÁÁÁÁ!! Por que não falou antes??

Comparando os três últimos títulos com os outros, você pode perceber algumas coisas em comum:

  • Descrevem o que é o produto
  • Usam palavras comuns, que nós usamos no dia-a-dia
  • Citam itens que esperamos ver nesse produto

Palavra-chave nada mais é que “aquilo que as pessoas esperam achar”.

Palavras-chave não devem ser usadas para enganar, mas para descrever as coisas como as pessoas as conhecem.

Dicas para escrever um bom título

 

Passos para escrever um bom título para SEO

  1. Pense sempre em quem você quer atingir: quer falar com cientistas, mecânicos, especialistas, entusiastas ou com quem quer comprar? Pensar assim ajuda você a entender o que eles esperam ver.
  2. Faça uma pesquisa de palavras-chave: descubra como as pessoas buscam seu produto ou serviço.
    • Encanador ou encanamento? 
    • Bolinho ou cupcake?
    • Velocípede ou Bicicleta?
  3. Deixe o ego de lado: claro que você faz o melhor velocípede de duas rodas, mas se as pessoas procuram por bicicletas, é melhor você dizer isso de uma vez!
  4. Use títulos curtos: menos de meio tweet. Além de ficar mais fácil de entender, o buscador corta em ~60 caracteres. (Na verdade ele corta em 512 pixels de largura, mas quem sabe de cabeça quantos pixels de largura tem cada letra?!)
  5. Pergunte a opinião de seus colegas e clientes: depois de escrito, pergunte “o que você espera encontrar ao abrir uma página com esse título?” Se for o seu produto – bingo!

Agora faça esse exercício. Selecione algumas páginas do seu site, reescreva os títulos e conte aqui como foi a experiência. 🙂

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